segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A história de Santarém começou muito antes da invenção da escrita

A região de Santarém atraiu desde muito cedo diferentes povos e civilizações, que aqui se estabeleceram desde tempos tão recuados como o primitivo neolítico. Desde os primórdios que a cidade se localiza num planalto estratégico, rodeado por solos férteis, com clima ameno e um rio de fácil navegação até à foz, situada a escassos 80 quilómetros. Alguns dos vestígios que comprovam a presença humana na região, datam dos séculos X e IX antes de Cristo, enquanto a escrita terá sido inventada pelos sumérios, um dos primeiros povos da antiga Mesopotâmia, por volta de quatro mil anos antes de Cristo.
No primeiro milénio antes de Cristo, Santarém chegou a ser considerada uma verdadeira cidade-estado, só passando a integrar o reino de Portugal em meados do século XII, após a tomada da cidade aos mouros pelas tropas comandadas por D. Afonso Henriques.
Para trás ficaram cinco milénios, em que esta zona acolheu diferentes povos e civilizações, que deixaram uma valiosa herança cultural por toda a região, mas a cidade teve igualmente um importante papel em alguns dos principais momentos da história de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário