terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Móron foi o primeiro nome documentado para designar o planalto onde se ergueu a cidade de Santarém

Enquanto a maioria da população associa Scallabis à designação ancestral da cidade, o nome Móron foi igualmente usado desde os primórdios da ocupação humana. Ambas as denominações derivam da influência fenícia, o que explica os antigos topónimos pelos quais Santarém foi outrora conhecida.
Com uma posição natural de enorme importância estratégica, dominando uma vasta área do vale em redor, o planalto de Santarém permitia controlar quem subia ou descia o rio. Esta singular posição geográfica terá sido uma das principais razões que levaram diferentes povos a instalarem-se nesta região, inicialmente apenas na zona conhecida como Alcaçova, que corresponde actualmente ao Jardim das Portas de Sol.
O historiador grego Estrabão localiza Móron num monte junto ao rio, a cerca de 90 quilómetros do mar. Enquanto esta palavra deriva da expressão fenícia para “local elevado”, os romanos que aqui chegaram dois séculos antes de Cristo, chamaram ao povoado Scallabis, designação que se terá baseado em duas palavras siríacas: “remover” e “antepassado”, dando assim início a uma nova era sob a administração romana da Península Ibérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário