quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Santarém foi uma das mais importantes cidades da Lusitânia e capital de uma das principais regiões administrativas criadas por Roma

Roma conquistou militarmente a Península Ibérica durante o século II antes de Cristo, substituindo Cartago na administração da região. Datam desta época os primeiros vestígios da presença romana em Móron, altura em que aqui se terão instalado as primeiras tropas romanas.
A ocupação romana alterou por completo o modo de vida das populações e o urbanismo local, que passou a ser redesenhado segundo os modelos impostos por Roma. Por volta do ano 30 antes de Cristo, a povoação de Scallabis alcançou uma maior importância e acabou por se tornar a capital de um dos três conventus (ou distritos) da Lusitânia, sendo atravessado por duas das principais vias de comunicação que cruzavam o território nacional.
Toda esta região sofreu a influência de povos mediterrâneos, a partir da Idade do Ferro, em particular da civilização Fenícia, originária do médio oriente no local onde hoje se situa a faixa sírio-palestiniana. Apostando fortemente no comércio marítimo, os fenícios fundaram, em apenas três séculos, diversos entrepostos comerciais ao longo de toda a costa mediterrânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário