sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Os mouros tentaram reconquistar por duas vezes o planalto de Santarém após terem sido derrotados por D. Afonso Henriques

O castelo de Shantarîn foi conquistado de surpresa aos mouros, na madrugada de 15 de Março de 1147. O assalto, sob o comando do rei D. Afonso Henriques, inseria-se na estratégia de reconquista cristã rumo ao sul, encetada após a criação do condado portucalense, em 1095.
Já com a nova designação de Sancta Herene, a povoação medieval e o seu castelo foram alvo de uma nova investida muçulmana, em 1171. O ataque fracassou e as forças árabes foram derrotadas pelas tropas de Fernando II de Leão, genro de D. Afonso Henriques, que se encontrava em Santarém na altura. Dez anos depois, em 1181, teve lugar um segundo assalto muçulmano, mas os invasores foram novamente obrigados a recuar perante a contra-ofensiva levada a cabo pelas tropas do Infante D. Sancho, que se encontravam acantonadas na cidade.

3 comentários:

  1. Faltará a indicação do autor da pintura para um melhor conhecimento

    ResponderEliminar
  2. Desconheço o autor. Enquanto os textos são totalmente originais, as imagens são recolhidas por essa internet fora e alguns livros sobre a história da cidade. Quanto aos direitos....

    ResponderEliminar
  3. O autor é o Ribatejano Roque Gameiro, trata-se de uma aguarela. Vide Cadernos Culturais, nº 1 - Março de 1989, C.M. Santarém.
    Existe sobre o assunto um interessante desenho de Rocha Vieira. Vide Vida Ribatejana (Revista), V.F.Xira, de Julho de 1947, in artigo de Amadeu César da Silva - A conquista de Santarém aos mouros.

    ResponderEliminar