quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fragmentos da memória de Santarém em exposição

A história de Santarém tem novos dados à disposição do público. Sob a designação de “Fragmentos da Memória”, podem ser visitadas novas extensões permanentes do Museu Municipal em quatro locais do centro histórico da cidade, que foram alvo de recente recuperação arquitectónica.
As intervenções arqueológicas, desenvolvidas em fase de obra, permitiram trazer à luz do dia novos fragmentos que ajudam a conhecer melhor a história da complexa ocupação humana que o planalto de Santarém sofreu ao longo dos séculos.
Assim, em 2003, foi descoberta uma nova cisterna durante as obras de remodelação do Teatro Sá da Bandeira. Esta estrutura, associada ao medieval Hospital de Jesus Cristo, encontrava-se obstruída com materiais da época moderna. Para além disso, encontram-se ainda expostos diversos artefactos, de Ter. a Dom. entre as 10h00 e as 22h30.
No Centro Social Inter-Paroquial de Santarém foram encontradas, em 1998, um conjunto de estruturas escavadas na rocha, provavelmente dos séculos X e XI, que podem ser visitadas de Seg. a Sex. das 08h30 às 18h00.
Por outro lado, na Residência de Estudantes do Instituto Politécnico de Santarém, um edifício do século XVI, escondia a três metros de profundidade vestígios que remontam aos séculos XIII e XIV. A visitar de Seg. a Sex. entre as 09h00 às 16h00, com intervalo para almoço entre as 12h00 e as 13h30.
Por último, na Casa do Brasil, a intervenção arqueológica de 1997 revelou que este espaço tem sido ocupado desde os séculos X e XI, ainda que tenha sofrido grandes alterações no decorrer do século XVIII. Aberto de Ter. a Dom., das 09h00 às 17h30, com pausa para almoço das 12h30 às 14h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário