terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vale D’Algares: Um oásis no coração do Ribatejo

Vale D’Algares é um projecto turístico inovador a nível nacional. Apostado em vingar em várias frentes, possui uma forte vertente vitivinícola, vocacionada para o enoturismo, um centro equestre, uma quinta onde já se realizam os mais diversos eventos e prevê construir um hotel de charme e um moderno centro multiusos. Grande parte desta iniciativa passa pela Quinta de Vale D’Algares, propriedade que se estende por um frondoso vale onde foi criado um pequeno paraíso natural. Situado em pleno Ribatejo este empreendimento é desconhecido da grande maioria da população local.

Vale d’Algares localiza-se na pacata aldeia ribatejana de Vila Chã de Ourique e faz parte do Concelho do Cartaxo, ficando a uma distância de Lisboa que poderá ser percorrida em escassos 30 minutos.
Este projecto pretende ir de encontro às “exclusivas necessidades de cada cliente”, segundo as directrizes estipuladas pela empresa, que quer ainda oferecer “um serviço de qualidade que prima pela excelência” e que seja “capaz de proporcionar emoções e recordações, num ambiente intimista e de pura cumplicidade com a Natureza”, realça.

Velha adega, nova roupagem
Para além desta vertente ambiental, o projecto de Vale D’Algares contempla igualmente a criação de um centro equestre, bem como o desenvolvimento de um inovador projecto turístico ligado ao enoturismo. Para esse efeito, foi completamente reconstruída e beneficiadas as instalações de uma velha adega situada em pleno centro da pequena aldeia de Vila Chã de Ourique.
Aqui nada foi deixado ao acaso. Percorrendo os diferentes pisos deste edifício é possível ficar a conhecer algumas das ancestrais práticas utilizadas para a produção de vinho, tendo nesse sentido si do preservado algum do antigo património para que os visitantes se apercebam da evolução das técnicas vitivinícolas ao longo dos tempos.
A visita a este edifício conduz os visitantes a três pisos abaixo do solo, onde numa vasta cave repousam largas dezenas de barricas de carvalho, onde o vinho se encontra em fase de maturação até alcançar as condições ideias para ser colocado à venda ao público
Finalmente, este percurso termina numa inovadora sala de provas subterrânea onde os visitantes são contemplados com uma prova de alguns dos vinhos produzidos pela casa.
De dimensões quase épicas, a magnitude deste edifício caracteriza-se por uma arquitectura de contemporânea modernidade e por uma inovadora decoração das instalações, totalmente concebida tendo em vista o desenvolvimento e a procura turística, permitindo desta forma que os visitantes recordem e evoquem tempos passados, alguns muito remotos mesmo.
No entanto, esta moderna adega está longe de ser apenas um edifício de características museológicas. Paralelamente ao restauro efectuado, foram igualmente introduzidas as mais recentes e actuais formas de produção vitivinícola com o objectivo de produzir vinho proveniente dos 31 hectares de vinha existentes no interior da própria Quinta de Vale D’Algares.

Esforço medalhado
Os resultados já começaram a surgir com as duas medalhas de ouro que os vinhos de Vale d’Algares alcançaram no International Wine Chelenge deste ano. Em termos nacionais a qualidade dos vinhos foi igualmente reconhecimento por vários especialistas da Revista Dos Vinhos que atribuíram o prémio Produtor Revelação do Ano transacto.
Após uma inicial parceria, Vale D’Algares criou uma estrutura própria e assumiu por completo a gestão de todas as etapas de produção vinícola, desde a plantação das vinhas, até à distribuição dos seus vinhos, com o objectivo de garantir um controlo efectivo de toda a produção. As variedades seleccionadas incluem tanto castas tradicionais da região como algumas inovações próprias, como é o caso da introdução do alvarinho e viognier.

Paradisíaca Quinta
Na sua totalidade a Quinta de Vale D’Algares estende-se por 100 hectares de terreno, local para onde está prevista a construção de um Pavilhão Multiusos destinado a acolher iniciativas em grande escala, contribuído para trazer à região um acréscimo no afluxo de visitantes, profissionais ou simples turistas em passeio. 
No vasto espaço da Quinta pretende-se, acima de tudo, proporcionar uma variedade de recursos naturais e humanos em harmonia com o meio envolvente. Podem assim observar-se nos pequenos montes, vales e no Paúl existente inúmeros gansos e outras aves selvagens que esvoaçam sob o acolhedor lago com uma pequena ilha no centro. Nas margens colocaram-se luzes que quando ligadas criam uma ambiência nocturna bela e singular.
Em redor, os antigos edifícios aqui existentes foram completamente remodelados e a grande parte dos caminhos foram calcetados. De realçar a existência de um antigo lagar de azeite onde se tentaram preservar os mais ínfimos pormenores dos acabamentos de madeira originais. Restaurou-se ainda a tradicional mó e colocou-se pedra portuguesa, o que contribuiu fortemente para recuperar as características de outrora.
Espaço de referência na Quinta, o beneficiado Salão Nobre que teve como fonte de inspiração a tipologia dos armazéns e da traça local, juntando o conforto e a modernidade a um ambiente rústico. Neste salão procurou-se alcançar uma grande funcionalidade e polivalência, podendo realizar-se aqui eventos como congressos, conferências, colóquios, apresentação de produtos, jantares, acções de formação ou workshops. Para esse efeito, o recinto está totalmente equipado com sistema de imagem e som, podendo ainda ser requerido o serviço de catering.
Este esforço já trouxe resultados à empresa, tendo o espaço da Quinta Vale D’Algares sido distinguido como o Melhor Centro de Eventos na 3.º Edição da Gala dos Eventos 2010, realizada no passado dia 1 de Junho no Sheraton Porto Hotel & Spa. Sob o escrutínio de um júri composto por organizadores, fornecedores, responsáveis por eventos em grandes empresas, meios de comunicação especializados e associações profissionais a Quinta foi avaliada com a nota máxima de qualidade e conceito enquanto espaço para eventos.

Turismo a cavalo
O turismo equestre é outra das apostas do grupo que gere este empreendimento. Vale D'Algares pretende mesmo ser um novo centro do mundo equestre a nível nacional e internacional. Para isso possui um centro equestre que ocupa uma área de cerca de 16 hectares. Completamente equipado, aqui existem condições para a prática das diferentes modalidades ou disciplinas equestres, caso do salto de obstáculos, ensino, dressage, equitação de trabalho, atrelagem ou ainda equitação adaptada.
No local existe ainda uma escola de equitação que se dedica ao ensino da equitação lúdica e equitação desportiva de competição. Para completar o cenário, Vale d’Algares dedica-se igualmente à criação, compra e venda de cavalos puro-sangue lusitano e cavalos de desporto através da sua coudelaria, criada de raiz.

Sem comentários:

Enviar um comentário