quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma estátua da Virgem Maria é o único vestígio que resta da Porta de Alpram

A porta de Alporão - ou Alpram – fazia parte dos muros defensivos que rodeavam a antiga vila de Santarém. Era uma das várias entradas que davam acesso à porta da cidadela ou à Alcáçova, o recinto militar por excelência. Na Santarém medieval era sobretudo um espaço central de circulação que permitia a ligação entre os dois recintos amuralhados do planalto de Marvila então existentes.
A porta era ladeada por duas torres. Uma viria, posteriormente, a dar origem à Torre do Relógio, actualmente conhecida como Torre das Cabaças. A outra, a de Alpram, fazia parte da estrutura da Igreja de S. João de Alporão, juntamente com as antigas muralhas, que desciam pela encosta até ao povoado ribeirinho de Alfange.
A partir do século XV, a área sofre uma crescente urbanização e são levadas a cabo as primeiras demolições no local da Porta de Alpram. Uma das torres é convertida em Torre do Relógio da Vila, passando a informar a vila e arredores sobre a mudança das horas, algo que passou a ser medido mecanicamente através de aparelhos e sinos colocados no cimo da estrutura.
Segundo registos da época, a porta de Alpram estaria situada no espaço compreendido entre a Igreja de São João de Alporão e a Torre das Cabaças. Por aqui passavam todos os desfiles e cortejos reais sempre que os monarcas se dirigiam à Capela Real, situada na Igreja de Santa Maria da Alcáçova.Terá sido, precisamente, esta localização que ditou o destino do último vestígio da porta de Alpram, quando, no final do século XVIII, os responsáveis pelo município ordenaram o derrube da torre contígua à Igreja de São João de Alporão, bem como do arco que fazia ligação com a Torre das Cabaças. Em 1785, a rainha D.Maria I visitou a então vila escalabitana e fez questão de assistir a uma missa na Capela Real da Alcáçova, pelo que se optou pela demolição do que restava da porta de Alpram para permitir a passagem do coche real.
No alto do arco que restava da estrutura original da porta encontrava-se uma pequena ermida dedicada a Nossa senhora da Paz, da qual foi retirada uma imagem medieval, possivelmente do século XV. Tratava-se de uma escultura em pedra da Virgem Maria coroada, com menino Jesus ao colo e uma pomba. Encontra-se actualmente em exposição no Núcleo Museológico do Tempo, na Torre das Cabaças. É o derradeiro indício que resta daquela que em tempos foi uma das principais entradas na povoação que viria a dar origem a Santarém. CQ

1 comentário:

  1. Desconhecia a existência da ermida de Nª da Paz e da existência da Imagem. O restante já era do meu conhecimento

    ResponderEliminar