quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A igreja de S. João de Alporão acolhe o mais antigo museu público do país

A igreja de S. João de Alporão é o único edifício que resta do antigo mosteiro da ordem de São João do Hospital, instalado na Santarém medieval desde o século XII.
Após a ocupação muçulmana, em que acolheu uma mesquita, D. Afonso Henriques, doou o edifício aos cavaleiros Hospitalários, como recompensa pela ajuda na tomada de Santarém aos mouros.
Posteriormente, passa para a Ordem de Santiago, mas com a nacionalização dos bens das ordens religiosas deixou de ser um local de culto. Após 1836, chegou mesmo a ser utilizada como simples arrecadação e depósito de materiais, como palha ou cal.
A partir de 1849, transforma-se em sala de teatro e foi palco de inúmeros espectáculos até 1876, ano em foi criado o Museu Distrital de Santarém, o primeiro do país instituído por entidades públicas.
Após obras de restauro, abriu ao público em 1889 como museu, com a dupla finalidade de mostrar achados arqueológicos e expor produtos e indústrias do distrito.

Museu dos cacos
Apesar de ter sido classificado como Monumento Nacional, em 1910, até final do século XX, a Igreja de S. João de Alporão foi, efectivamente, um depósito de peças soltas e armazém de moedas e notas fora de circulação. Durante anos foi popularmente chamado de “Museu dos Cacos”, dada a quantidade de objectos e fragmentos de outros monumentos, amontoados sem qualquer critério de organização e catalogação museológica ou enquadramento histórico.
No meio da confusão era possível encontrar algumas jóias da escultura tumular portuguesa, caso do cenotáfio de D. Duarte de Meneses, morto em combate e desaparecido no norte de África, em meados do século XV. O túmulo foi encomendado pela esposa no fim desse século, para que fosse local de repouso final de apenas um dente, o único elemento restante do corpo do antigo soldado.
Finalmente, em 1994, o antigo Museu Arqueológico foi definitivamente encerrado e procedeu-se à transferência do espólio para a reserva museológica municipal, onde tem vindo a ser inventariado e estudado, até aos dias de hoje.
Após obras de beneficiação, S. João de Alporão  tornou-se no primeiro núcleo museológico do Museu Municipal de Santarém, dedicado a acolher exposições de arte e arqueologia. Actualmente, encontra-se encerrado ao público, enquanto se aguarda um plano de salvaguarda que reverta o polémico 'tratamento' a que o edifício foi sujeito, em 2000, ao qual as autoridades municipais atribuem a responsabilidade pelas constantes derrocadas no interior do monumento. Carlos Quintino/Eu Gosto De Santarém

Sem comentários:

Enviar um comentário