quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O subsolo de Santarém esconde três mil anos de História

Debaixo da actual cidade de Santarém e arrabaldes esconde-se um verdadeiro puzzle de antigas povoações e diferentes civilizações, que deixaram marcas por toda a região. Após anos de trabalhos arqueológicos, sabe-se actualmente que, desde a idade do bronze, Santarém foi alvo de inúmeras operações, tendo sido construída e reconstruída, derrubada e erguida consecutivamente.
As intervenções arqueológicas dos últimos anos, provam que a área urbana de Santarém foi ocupada desde o século X antes de Cristo. Sob o domínio romano e, posteriormente, muçulmano a cidade conheceu épocas de grande desenvolvimento económico e social, tendo sido um importante centro político e administrativo. Com uma localização estratégica do ponto de vista militar e uma posição privilegiada, atravessada por uma rede de caminhos terrestres e pelo rio Tejo, com um importante eixo de rotas fluviais e marítimas, Santarém conheceu um notável protagonismo em diferentes períodos da sua história.
No geral, as cidades são uma importante fonte de vestígios arqueológicos, permitindo conhecer como viveram e morreram os seus habitantes. Muitos centros urbanos actuais continuam a esconder as antigas povoações que lhes antecederam.
Enquanto se sabe que alguns arruamentos mantiveram o traçado original, outros perderam-se simplesmente para sempre. Poucos edifícios resistiriam incólumes ao passar dos anos e mesmo os antigos bairros que chegaram até aos nossos dias, perderam pelo caminho grande parte das suas características originais.
A ocupação do solo urbano ao longo dos séculos deixa, inevitavelmente, uma acumulação de diferentes estratos, que explicam o que terá ocorrido durante cada momento da ocupação anterior, o que faz do subsolo das cidades um autêntico “livro de registo” da história de todos aqueles que a habitaram anteriormente.

Sem comentários:

Enviar um comentário